quinta-feira, junho 23, 2005

Tem que ser bom



Admiro quem escreve . Pode ser poesia , romance , peça de teatro . Acho o máximo .
Outro dia eu estava com o Joeli em casa e meu irmão ( que detestava teatro até ver Jovens Suicidas ) perguntou como ele faz para escrever , da onde ele tira as histórias . O Joeli respondeu que vinha de tudo que ele está vivendo ou já viveu , que com tudo isso que o mundo está passando , sobram histórias .
Mas eu acho que tem que ter o dom , e estudar claro . Eu já vivi um monte de coisas , sei o que acontece no mundo e não consigo escrever . E nem quero , não tenho muita paciência pra escrever , mas amo ler . Não sei ficar sem ler um livro , parece que falta alguma coisa . Estou lendo "Como ser legal" do Nick Hornby .
Agora , o que eu acho mais incrível , é como tem homens que escrevem sobre mulheres tão bem . Mas não são todos que conseguem não , viu ?! Uns até tentam , mas quando qualquer mulher lê , já sabe logo que foi um homem que escreveu aquilo .
O que me intriga , é que eles nunca vão saber o que é ser mulher e de repente a gente lê algumas coisas e pensa : É isso ! Nick Hornby , nesse livro é um exemplo claro . Eu nunca casei de verdade , mas meus namoros são meio casamentos e quando estão acabando , minhas dúvidas e depressões ( espero não passar nunca mais por isso ) são as mesmas vividas pela "Kate" . E FOI UM HOMEM QUE ESCREVEU AQUILO !!!
Outro exemplo bacana é o livro Quarta-feira de cinzas , do Ethan Hawke . Dúvido que alguma pessoa do sexo feminino nunca tenha sentido ou passado por mínimo metade das coisas que são vividas pela "Cristh" . Como que um homem pode descobrir e escrever coisas que nós , mulheres , tentamos esconder até de nós mesmas ?
E claro , Joeli Pimentel . Gente ... o que são a Sara e a Beth ? MEU DEUS DO CÉU !
O Joeli vai além , ele consegue escrever sobre duas mulheres loucas . Cada uma do seu jeito , uma louca para os padrões da sociedade e outra louca que a sociedade ainda aceita . Mas que maravilha !... Que prazer fazer a Beth !
Não vou falar muito delas porque a gente ainda está em cartaz e aí é foda .
Agora ... tomara que vários homens leiam esses livros e aprendam um pouco mais sobre várias mulheres através das personagens criadas por alguns homens . Louco , né ?!

" O que eu realmente quero , e que consigo com Stephen , é a oportunidade de me reconstruir a partir do zero , entendem ? O quadro que David fez de mim já está completo , e tenho quase certeza de que nem eu nem ele gostamos muito desse quadro . Tenho vontade de arrancar fora a página e recomeçar numa nova folha , como fazia quando era criança e estragava um desenho . Tanto faz quem seja essa folha nova , na verdade : e por isso pouco importa se eu gosto de Stephen , ou se ele sabe o que fazer comigo na cama . Eu só quero a atenção fascinada dele quando digo que meu livro preferido é Middlemarch , e só quero essa sensação - a sensação que tenho com ele - de ainda não ter dado errado ."

Como ser legal - Nick Hornby

Nenhum comentário: