sexta-feira, setembro 08, 2006

Na quarta-feira, recebi uma ligação da Record me convidando para fazer um personagem na novela Cidadão Brasileiro. Era uma professora, que participaria por uns 4 ou 5 capítulos, com chances de aumentar até o final da novela. Até aí tudo bem. O cachê era um dinheirinho bem bom, ainda mais agora. Mas a primeira gravação era na quinta-feira, 07 de setembro.
Pensei na hora : Fodeu !
Falei : Tenho espetáculo , vou ver com meu diretor e já te ligo.
Tava eu , a Jana e o Joeli sentados na sala grande do Centro Cultural enquanto limpavam nosso camarim. Contei pra eles. Silêncio por alguns segundos.
Questões : Quinta era feriado e podia ser que enchesse a casa ou não aparecesse uma alma e a gente tivesse que cancelar. Eu não faria nem uma coisa, nem outra. Sem dúvida eu ganharia muito mais dinheiro fazendo a novela. Minha família, que vê Cidadão Brasileiro, ia ficar super feliz de me ver lá. E eu gosto de vê-los felizes. Eu sábia que se eu falasse que queria fazer a novela, a Jana e o Joeli iriam aceitar e a gente cancelava. Falava que eu estava doente, sei lá ... Mas eu não consegui. Não podia deixar de fazer Jovens. Resolvi arriscar.
Pedi a Deus para me por no caminho certo e entreguei nas mãos dele. De coração. Parece brega falar isso, né?! Cafona. Mas ninguém pode imaginar quanto eu creio em Deus e o quanto a gente conversa.
Do bar Limoeiro liguei pra Record e falei que não podia por causa da peça. Eles me responderam : Ok, eu já tenho outra.
Mas foi com um desdem tão grande, como se eu fosse retardada e tivesse fazendo uma coisa muito idiota, um insulto a eles. Não sei como ele não me perguntou: Você vai peder a chance de fazer NOVELA para fazer sua "pecinha de teatro" ?
Na quinta, puta feriadão, trabalhamos pra caramba, divulgamos e chegamos no Centro Cultural às 5 e pouco da tarde, arrebentados e dormimos um pouco na camarim. As 7 fomos montar cenário. As 8 nos preparar e 8:45 pelo radinho alguém falou com o Enéias: E aí Enéias, como estamos ?
Enéias : Por enquanto tem 59 pessoas, mas eu não posso falar agora, tá chegando gente, aceita cheque ?
Beleza , fazer a peça com público é outra coisa.
9:00hs, aparece o Jordão falando que tem abrir. Vamos começar.
Vou contar um segredo... Sempre fico sentada atrás do cenário na primeira história. Preciso estar em cena, preciso ouvir a respiração da Jana e do Marco, preciso a peça e quando acaba a cena deles eu já estou preparada para "pegar o bastão" e fazer minha parte. São duas histórias, mas é uma peça só. Elas tem que estar ligadas, fluindo e eu preciso estar no palco desde o começo, quietinha, para fazer a minha parte. O Joeli está na frente, vendo , e eu estou atrás, ouvindo, e aí a gente faz a nossa parte.
E fizemos uma puta apresentação, pra mim a melhor da temporada. A gente se entendeu direitinho com o público, rolou uma sintonia, nós nos divertimos e eles também. E quando acabou e as luzes se acenderam, eu vi um teatro cheio de pessoas que tinham entendido tudo que a gente queria falar e estavam nos aplaudindo de pé. Um retorno importante pra gente, pois tinhamos pouquíssimos convidados e o resto era como a gente diz, "público público".
Agradecemos, saimos de cena e nos abraçamos, os 4 juntos. Felizes pra caralho.
Chamem como quiser, pra mim isso foi Deus me mostrando que eu estou no caminho certo.
Essa Cia é a minha vida, não tem um dia se quer que eu não pense nela, no que fazer, como fazer , e nós vamos viver do nosso trabalho e sem sacanagem, sem pisar na cabeça de ninguém, sem traição, sem desrespeito, só fazendo nosso trabalho .
E desculpa aí Record, mas dinheiro nenhum e chance de "entrar para o elenco da novela", paga o TESÃO de mostrar o nosso trabalho no palco e ser aplaudida de pé.
Cada um cada um !

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa, Dany. Acho que você foi bastante corajosa na decisão. Esse pessoal aí da Record pensam que estão te dando a única chance da sua vida, eles pensam que todo mundo faria qualquer coisa pra fazer novela, acho que foi por isso que eles te trataram com desdém. Beijo.

Anônimo disse...

Puta orgulho de ser sua fã!!!!!!!

Anônimo disse...

Essa é minha amiga...legal, Dani.
vc já deve saber o quanto vc tem e pode esperar que vem muito mais por aí...chegar até onde chegamos, com os recursos que tivemos, não é mérito do acaso e sim resultado de muito trabalho e talento. Se te chamaram, é porque vc tá podendo meu bem e não vai ser a última vez...logo logo na próxima oportunidade, vc vai rir disso e vai se orgulhar. Um beijo e vamos arrebentar na última !!!